quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O papel de encobrir pecados

O texto abaixo deu origem a um post publicado há um ano. Mexendo em papéis, o encontrei. A tentativa de desenterrar projetos de comunicação para o Reino me levou a publicar este texto-base. Talvez seja para não esquecer: o amor encobre multidão de pecados.

"A imprensa no mundo procura trazer a público os males da sociedade no sentido de estimulá-la a reagir contras as injustiças e a agir em prol do coletivo. Durante muito tempo, pensei que a imprensa teria o mesmo papel no Reino. A idéia seria levantar ou expor as falhas da Igreja para que ela aja em direção a respostas a essas falhas.

Porém, me vem um temor. A atitude de descobrir falhas não pode ir contra a idéia de encobrir pecados. Em alguns trechos bíblicos, a interpretação sugere que devemos amar a ponto de encobrir pecados.

Além disso, Paulo certa vez aconselhou para os cristãos não se importarem com os que pregam o Evangelho por motivos torpes. A pregação teria seu efeito independente daqueles que pregam, incluindo suas motivações.

Embora quisesse me lembrar, não me lembro que Cristo tenha usado a estratégia de indicar o pecado para que alguém se arrependa. O Espírito Santo convence, mas da boca de Jesus não saiu acusação.

À mulher samaritana, ele pediu notícias de seu marido para que ela reconhecesse que não o tinha, embora tivesse se relacionado com cinco homens diferentes. À adultera, disse: "nem eu te condeno. Vai e não peques mais".


terça-feira, 4 de novembro de 2008

Coisa boas de fazer além das coisas boas de fazer

Fazer coisas de que gosta. É o que o corredor Felipe Massa pretende nos próximos dias, em que estará de férias das pistas, das viagens e dos compromissos que a Fórmula 1 lhe impõe. Assim que li isto no jornal de hoje pensei: ora bolas, e ele não gosta de correr na Fórmula 1?

É um alívio saber que outros sentem estas coisas que sinto. Não é que não gosto das obrigações que tenho, mas gostaria de fazer as coisas de que gosto.

Gosto de ser jornalista, de trabalhar no Último Segundo/Santafé Idéias, de servir a Deus na igreja. Porém, existem outras coisas que gosto de fazer como passar o dia em casa, folheando um livro, lendo a Bíblia, arrumando a casa vagarosamente.

Critico meu marido por ele ser mais lento do que eu na maioria das atividades corridas do dia a dia, mas confesso que gostaria de ser 'lenta' também. É isso que gosto de fazer, apesar de gostar das outras coisas também.